No último domingo, 24 de novembro, foram realizadas as etapas semifinal e final do “Burajiru Grand Chef” 2019, o concurso de culinária promovido pelo Consulado-Geral do Brasil em Tóquio.
Publicidade
Cozinheiros profissionais e amadores de todo o Japão participaram da disputa. Dentre as dezenas de inscrições recebidas, foram escolhidos doze candidatos para a fase semifinal do concurso, em Tóquio.
Os semifinalistas prepararam suas receitas, que foram avaliadas por jurados especializados e os três pratos com as maiores pontuações seguiram para a final.
Jurados
Os finalistas foram Maíra Shimazu, com o prato “Porco atolado no missô”, Roseli Matsukita, com o “Creme de kabocha com carne seca” e Toni Yanai, com a “Moqueca de ikameshi“.
No evento final, realizado na residência oficial do Embaixador do Brasil em Tóquio, os três finalistas prepararam novamente os pratos para serem avaliados por júri composto pelo Embaixador do Brasil em Tóquio, Eduardo Saboia, e pelos renomados chefs Gilles Company, Diretor Acadêmico Culinário da Le Cordon Bleu Japan, Mari Hirata, escritora e pesquisadora brasileira, e Rogério Shimura, eleito melhor padeiro do mundo pela União Internacional de Padeiros e Confeiteiros (UIBC).
Enquanto os candidatos cozinhavam, os convidados puderam degustar produtos típicos brasileiros, oferecidos por importadores brasileiros e japoneses, e pães produzidos pelo chef Rogério Shimura.
Maíra Shimazu foi a vencedora do Burajiru Grand Chef 2019
Após difícil deliberação da banca de jurados, Maíra Shimazu, de Gunma-ken, ganhou o troféu “Burajiru Grand Chef 2019”, uma passagem para o Brasil, e um kit de cozinha profissional da Tramontina.
Toni Yanai ficou em segundo lugar e ganhou, além do kit de produtos Tramontina, um curso na escola de gastronomia Le Cordon Bleu.
Toni Yanai
O Consulado-Geral publicará em breve as três receitas vencedoras, que misturam elementos da culinária brasileira e japonesa.