O balcão de atendimento sobre os impostos da província de Mie, na cidade de Suzuka, agora tem um inovador tradutor que usa a inteligência artificial-IA. Quanto mais é usado mais se autoaprimora.
O serviço começou na segunda-feira (16), com atendimento em 21 idiomas, incluindo o português, espanhol e de outros países.
Se os impostos são de difícil compreensão para a população japonesa, para os estrangeiros com a barreira do idioma, fica ainda pior. Por isso, foi encontrada essa solução, em tablet. Mas, o serviço ainda está em fase de teste até março do ano que vem. Se for aprovado será implementado nas outras prefeituras da província onde há muitos residentes estrangeiros.
Nesse dia um brasileiro colaborou para o teste fazendo perguntas. O tablet dotado da IA tem reconhecimento da fala, é traduzido para o japonês e depois aparece a resposta na tela, com o idioma do residente estrangeiro. Ou seja, acontece um diálogo entre o estrangeiro e a funcionária do setor com a ajuda desse recurso tecnológico.
Fonte: Tokai TV