A polícia peruana disse na terça-feira (14) que deportaria cinco turistas e processaria um outro após eles alegadamente terem danificado cantarias e defecado em meio às ruínas em Machu Picchu, uma fortaleza inca que é uma das atrações turísticas mais renomadas da América do Sul.
Autoridades disseram que turistas do Chile, Brasil, França e Argentina entraram nas ruínas e causaram a queda de uma rocha de uma muralha no Templo do Sol, danificando-o. Um dos estrangeiros teria defecado dentro da cidade inca.
Um argentino continuará no país para enfrentar acusações por “destruir o patrimônio cultural do Peru” após ele reconhecer ter um papel principal no vandalismo.
O Machu Picchu é uma local de Patrimônio Mundial da UNESCO visitado por mais de 1 milhão de turistas ao ano. A cantaria misteriosa de séculos há muito tempo intriga os visitantes, mas um aumento no turismo levantou preocupações sobre danos no local delicado.
Anteriormente as Nações Unidas alertaram sobre problemas urgentes com desmatamento, risco de deslizamentos, desenvolvimento urbano descontrolado e acesso ilegal ao santuário.
Fonte: Agência Reuters