O número de mortos do surto de coronavírus na China aumentou para 106 enquanto cerca de 1.300 novos casos foram confirmados, disseram autoridades na terça-feira (28).
A comissão de saúde na província de Hubei, central da China, o epicentro da epidemia, disse que 24 pessoas a mais morreram vítimas do vírus e 1.291 a mais foram infectadas, aumentando o número total de casos confirmados para mais de 4 mil a nível nacional.
O vírus, que emergiu pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan no fim de dezembro, desde então foi identificado em mais de uma dezena de outros países incluindo os primeiros pacientes confirmados no Canadá e Sri Lanka.
Na semana passada, a China isolou a região afetada na província de Hubei na maior operação de quarentena em registro, e está construindo dois novos hospitais para tratar pessoas infectadas. O presidente Xi Jinping criou um comitê especial para combater o surto.
A Organização Mundial da Saúde – OMS disse na segunda-feira (27) que continuava incerto se o vírus mortal é contagioso durante seu período de incubação, antes dos sintomas aparecerem.
A OMS não confirmou imediatamente as afirmações feitas por autoridades chinesas que pessoas infectadas podem espalhar a doença antes de sintomas de febre e dificuldades para respirar aparecerem.
Acredita-se que o vírus tenha se originado no fim do ano passado em um mercado de Wuhan que vende carne de animais selvagens ilegalmente.
Fonte: Channel News Asia