O chefe do comitê organizador das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio, Yoshiro Mori, reiterou nesta quinta-feira (13) que a agenda dos jogos de verão não será afetada pela propagação do novo coronavírus, o Covid-19.
“Quero afirmar claramente que o cancelamento ou adiamento dos Jogos de Tóquio não foram considerados”, disse Mori no início de uma reunião de dois dias com o Comitê Olímpico Internacional – COI para discutir as preparações.
O ex-primeiro-ministro disse que organizadores “trabalharão com o governo e responderão calmamente” a quaisquer problemas que surgirem em decorrência do vírus que causa pneumonia, que já matou mais de 1,3 mil pessoas na China continental e infectou perto de 60 mil, de acordo com autoridades da saúde chinesas.
Houve 247 casos confirmados da infecção no Japão desde a quinta-feira (13), incluindo 218 passageiros e tripulação a bordo de um navio de cruzeiro atracado em Yokohama. As infecções se espalharam para mais de 20 países principalmente na Ásia, Europa e América do Norte.
O presidente da Comissão de Coordenação do COI, John Coates, disse que o novo coronavírus foi uma “questão não esperada” e que as autoridades dos jogos falariam depois que precauções necessárias serão tomadas para atletas e outros que viajam ao Japão.
O comitê organizador e o COI também planejam discutir as questões de custos que rodeiam a controversa transferência dos eventos de maratona e marcha atlética de Tóquio para Sapporo devido ao esperado calor na capital japonesa neste verão.
Fonte: Mainichi