Vários países estão registrando um aumento acentuado de infecções por Covid-19.
O governo sul-coreano anunciou nesta quarta-feira (26) que mais 169 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus, levando o total de novas infecções no país para 1.146. O número atual de mortes é de 11.
Oficiais da saúde locais dizem que a maioria das infecções identificadas são da cidade de Daegu e áreas vizinhas.
O governo designou a região uma zona de cuidado especial em um esforço para conter a propagação. A maioria dos casos foi atribuída a uma igreja na cidade.
O presidente Moon-Jae-in visitou Daegu na terça-feira e prometeu fazer tudo que estiver ao seu alcance para evitar que o vírus atinja mais partes do país.
O governo do Japão elevou seu nível de alerta para Daegu e Cheongdo-gun, ambas na província de Gyeongsang, e adverte contra qualquer viagem não essencial à região.
Fontes dizem que oficiais podem proibir a entrada de estrangeiros que estiveram na Coreia do Sul dentro de 14 dias antes de suas chegadas.
Na Itália, cerca de 280 casos de Covid-19 foram confirmados. Onze cidades no norte do país estão isoladas, com as pessoas proibidas de entrar e sair.
Quinze mortes foram confirmadas no Irã – o maior número fora da China continental. De acordo com oficiais da saúde, outras 900 pessoas podem estar infectadas. A mídia estatal diz que cultos foram proibidos em uma região central.
Oficiais do governo dizem que o vice-ministro da saúde iraninao, Iraj Harirchi, testou positivo para o vírus. Ele foi diagnosticado após falar com repórteres na segunda-feira (24) sobre como o Irã está combatendo o surto.
Ao todo, o coronavírus está presente em cerca de 40 países e territórios. Áustria, Croácia e Suíça reportaram seus primeiros casos.
Fonte: NHK