A Takeda Pharmaceutical disse na quarta-feira (4) que começará a desenvolver um medicamento para tratar as pessoas infectadas com o novo coronavírus e visa comercializá-lo dentro de 9 meses.
A fabricante de medicamentos usará sangue coletado de pessoas que se recuperaram da Covid-19, doença respiratória similar à pneumonia causada pelo vírus que infectou mais de 90 mil pessoas em todo o mundo e matou mais de 3 mil.
A Takeda disse que planeja desenvolver “um tipo de terapia derivada de plasma que anteriormente mostrou ser eficaz no tratamento de infecções respiratórias virais agudas e pode ser uma opção de tratamento” para o novo coronavírus.
A empresa está em negociações com reguladores nos EUA, Ásia e Europa para o desenvolvimento do novo medicamento, enquanto espera que leve de 9 a 18 meses para trazê-lo ao mercado.
“Identificamos recursos ativos e capacidades em toda a companhia e estamos esperançosos que poderemos expandir as opções de tratamento para pacientes com Covid-19”, disse em uma declaração Rajeev Venkayya, presidente da Unidade de Negócios de Vacinas da Takeda e co-líder da equipe de resposta da Covid-19 da companhia.
A Takeda disse que também está investigando se algum de seus produtos existentes poderia ser um tratamento eficaz para pacientes infectados com o novo coronavírus.
Fonte: Mainichi