Na terça-feira (10) a CAA-Agência Nacional do Consumidor publicou 2 posts relacionados ao novo coronavírus.
Um deles é sobre a proibição de revenda de máscaras a preços superiores ao normal, a partir de 15 deste mês. Independente se é empresa ou pessoa física, o governo proibiu por causa da especulação em torno do produto. Os que persistirem serão punidos, com prisão ou pagamento de multa.
3月15日以降、マスクの転売が禁止されます。事業者のみならず個人も、購入価格を超える価格でマスクの転売を行うと処罰の対象となり得ますのでくれぐれも御注意ください。https://t.co/Dd0OUHg1qf
— 消費者庁 (@caa_shohishacho) March 10, 2020
O outro é um alerta aos consumidores sobre diversos produtos que prometem proteção ou prevenção contra o novo coronavírus.
Ela encontrou 46 produtos de 30 empresas, com vendas na web, no período de 25 de fevereiro a 6 deste mês, desde alimentícios a eletrônicos. Entre eles há chá de dandelion, ou dente de leão, cuja empresa promete combater o vírus, mas não há fundamento, segundo a agência.
“Através dos íons negativos mata o coronavírus”, promete um fabricante de purificador de ar, ou um fabricante de natto indicando que o “peptídeo contido nesse alimento destrói a membrana de bactérias causadoras de pneumonia”.
…as indicações de efeitos preventivos carecem de objetividade e racionalidade
As características do novo coronavírus não foram esclarecidas e os testes em instalações privadas não são possíveis, portanto, as indicações de efeitos preventivos carecem de objetividade e racionalidade no momento.
Esses fabricantes estão violando as leis de rotulagem e a de promoção da saúde. A agência pediu aos vendedores dos produtos para melhorar seus rótulos e aos operadores dos sites para verificar se produtos similares foram listados.
O responsável pela agência disse “não há nenhum produto que tenha base para seu efeito preventivo no momento. Ao invés de se deixar levar por esses rótulos pedimos que lave bem as mãos e tome outras medidas corretas”.
「新型コロナウイルス予防に効果あり」等の広告表示に注意!!
現時点で、健康食品等の商品については、効果を裏付ける根拠は認められていませんので御注意ください。手洗いなど、正しい予防を心掛けましょう。
URLhttps://t.co/kaM0tYraSH
健康食品の安全性・有効性情報https://t.co/PUqf6pUiPd pic.twitter.com/3Pe4ODfido— 消費者庁 (@caa_shohishacho) March 10, 2020
Fontes: CAA e Asahi