Concomitantemente com a declaração de estado de emergência em Tóquio e mais 6 províncias, na terça-feira (7) o Primeiro-Ministro Shinzo Abe informou sobre o terceiro pacote de medidas econômicas de emergência diante da propagação do novo coronavírus.
Entre as medidas divulgadas uma delas é uma linha de crédito sem garantia e sem juros para as empresas que enfrentam dificuldades nesta época.
Cabe aos governos de cada província fazer essa gestão e há locais que já começaram como Tóquio para responder imediatamente a essa medida.
Osaka e Kanagawa estão pensando em criar novos empréstimos institucionais, de acordo com essa nova medida anunciada. A província de Nara já tem esse sistema de linha de crédito sem juros mas irá ajustá-la de acordo com a nova medida emergencial.
Para implementação é necessário que cada província prepare um orçamento e depois cada município deverá começar a abrir os empréstimos a partir do próximo mês.
O país concederá esse financiamento e a empresa que receber o empréstimo terá 3 anos sem juros para a devolução e até 5 anos para devolver o valor emprestado.
Após a crise do novo coronavírus: lazer e turismo
Depois que a o grave problema for resolvido o governo incluiu nesse pacote de medidas de emergência medidas para estimular a demanda de diversos segmentos comerciais e de serviços do país.
Entre eles os de turismo incluindo hotelaria e transportes; restaurantes, bares e cafés, entretenimento e eventos.
A indústria do turismo receberá subsídio de metade dos preços das viagens domésticas. Anunciou que fará distribuição de cupons para serem usados em instalações turísticas, com orçamento que deverá chegar a 1 trilhão de ienes.
Se ainda não leu sobre as medidas para as famílias e PMEs, incluindo freelancers e autônomos toque aqui.
Fontes: NHK e Nikkei