Apenas os EUA, com uma população 5 vezes maior, sofreram mais fatalidades confirmadas em decorrência do vírus do que o Reino Unido.
Ponto de ônibus vazio em rua de Londres e painel sobre coronavírus (PM)
O Reino Unido ultrapassou a Itália e registra agora o maior número oficial de mortos em decorrência do novo coronavírus na Europa, mostraram números divulgados na terça-feira (5), aumentando a pressão sobre o primeiro-ministro Boris Johnson em sua resposta à crise.
Publicidade
Números semanais do Escritório para Estatísticas Nacionais (NOS) britânico adicionaram mais de 7 mil mortes na Inglaterra e País de Gales na semana até 24 de abril, aumentando o total do Reino Unido para 32.313.
Somente os EUA, com uma população aproximadamente 5 vezes maior, sofreram mais fatalidades confirmadas em decorrência do vírus do que o Reino Unido, de acordo com dados até agora.
Os números de terça-feira são baseados em menções de Covid-19 em certidões de óbito, a doença causada pelo novo coronavírus, incluindo casos suspeitos.
Enquanto maneiras diferentes de contagem tornem as comparações com outros países difíceis, o número confirmou que o Reino Unido estava entre aqueles mais afetados por uma pandemia que matou mais de 250 mil pessoas no mundo.
Políticos da oposição disseram que os números provaram que o governo tem agido muito lentamente para fornecer equipamento de proteção suficiente a hospitais e introduzir testes em massa.
Respondendo aos números da ONS, um porta-voz da Downing Street apontou os comentários recentes de Boris Johnson de que o Reino Unido havia passado o pico da doença, mas continuou em uma “fase perigosa”.
Ele também citou a orientação do chefe médico da Inglaterra, Chris Whitty: “Diferentes países estão registrando diferentes coisas em relação às mortes”.
Itália e Espanha, as outras nações mais afetadas na Europa, têm populações menores do que o Reino Unido, complicando ainda mais as comparações.
Fonte: Agência Reuters