O Monte Sakurajima, no sudoeste do Japão, pode ter uma erupção de grande escala, dada análise de dados recente, disse um painel da agência de meteorologia na terça-feira (30).
A frequência de erupções na cratera do monte, a Minamidake, na província de Kagoshima, tem estado em declínio enquanto o volume de cinzas vulcânicas continua inalterado, o que significa que erupção iminente poderia ser maior do que o normal, disse o painel sobre previsão de atividade vulcânica da Agência de Meteorologia do Japão – AMJ.
O painel mantém a 3 seu alerta para o vulcão ativo, alertando para não se aproximar da cratera. Um observatório do clima local alerta sobre fluxo piroclástico de pequena escala quando o vulcão entrar em erupção.
No Sakurajima, uma ilha montanhosa na Baía de Kagoshima com um lado se conectando à ilha principal de Kyushu, inchaço e elevação da montanha, assim como movimentos da crosta vêm sendo obervados desde o fim de setembro passado, disse o painel.
O painel não disse especificamente quando o vulcão provavelmente entraria em erupção.
Em 9 de maio, uma pluma de cinzas foi lançada da Minamidake de 1.040 metros de altura na erupção, subindo a 4,2 mil metros. O vulcão também teve uma erupção similar em 8 de novembro.
Enquanto nenhum dano tenha sido reportado na última erupção, rochas grandes foram lançadas e cinzas vulcânicas estavam caindo perto de municípios nas proximidades. Seis voos de e para o Aeroporto de Kagoshima também foram cancelados por causa das cinzas.
Fonte: Kyodo News and Culture