A União Europeia – UE suspendeu nesta quarta-feira (1º) restrições de viagens para visitantes de 14 países fora do bloco, incluindo Japão e Coreia do Sul, após introduzir medidas no mês de março em resposta ao surto do novo coronavírus.
O grupo regional de 27 membros está buscando revisar sua economia afetada pelo vírus antes da temporada de viagens de verão ao remover a proibição de viagem sobre países com taxas de infecções pelo vírus similares ou abaixo daquelas do bloco.
Nações membros ainda podem tomar suas próprias medidas para visitantes dos 14 países, incluindo solicitá-los a se autoisolarem por um certo período, visto que controles de imigração estão sob a jurisdição de cada país.
As outras 12 nações são Algéria, Austrália, Canadá, Geórgia, Montenegro, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Tailândia, Tunísia e Uruguai.
O Japão tem uma proibição de entrada em curso para cerca de 130 países e regiões, incluindo as 27 nações da UE. Visto que a União Europeia busca reciprocidade sobre restrições de viagem, o bloco regional deve pedir a Tóquio que flexibilize suas medidas.
A UE manterá proibições de entrada para países com altas taxas de infecção como Brasil, Rússia e Estados Unidos por enquanto.
A entrada de visitantes da China, onde o novo coronavírus foi detectado pela primeira vez no fim de dezembro de 2019, dependerá se Pequim permitirá a entrada de turistas europeus no país.
A UE planeja atualizar sua lista de países para suspensão de restrições de viagem a cada duas semanas.
Fonte: Mainichi