O governo metropolitano registrou 67 casos de coronavírus nesta quarta-feira (1º), o maior número de infecções diárias desde a suspensão do estado de emergência para Tóquio há mais de 1 mês, de acordo com um oficial.
O número, alta de 54 na terça-feira (30), ocorreu em meio a preocupações crescentes sobre uma segunda onda de infecções em Tóquio após restrições sociais e sobre negócios terem sido relaxadas em estágios.
O número passou de 50 pelo 6º dia consecutivo, levando o total cumulativo de Tóquio para cerca de 6,3 mil.
Desde a suspensão do estado de emergência em 25 de maio, o maior número anterior de infecções foi de 60 registrado no domingo (28).
Enquanto muitas das infecções tenham sido recentemente reportadas entre pessoas jovens, as quais visitaram ou trabalham em estabelecimentos de vida noturna, o governo metropolitano revelou na terça-feira um novo critério para seus sistema de alerta que dependerá mais de aconselhamento de profissionais da área médica.
Ao contrário do sistema “Tokyo Alert”, ele não tem metas numéricas para desencadear um alerta público.
A situação da infecção e a preparação médica da capital serão avaliadas de uma maneira compreensiva pelo “conselho de monitoramento” do governo metropolitano baseado em sete critérios, incluindo o número de novos pacientes, pessoas hospitalizadas e aqueles em condição grave.
Fonte: Kyodo News and Culture