No domingo (5) a população de Tóquio compareceu às urnas para eleger um dos 22 candidatos a governador, sendo que Yuriko Koike estava entre eles concorrendo à reeleição.
Por volta das 20h o placar mostrou que se foi eleita para sua segunda gestão, com folga, obtendo quase 60% dos votos.
Yuriko Koike, 67 anos, realizou sua campanha basicamente online, usando as redes sociais, incluindo lives, por causa da situação da epidemia, declarando sempre que sua prioridade era o seu trabalho público como atual governadora. Embora não tenha sido apoiada pelo partido da situação foi endossada pelos LDP e Komei, e também pelos partidos independentes.
Em campanha disse que melhorará os sistemas de assistência médica e de inspeção prevendo uma segunda onda de infecção e que as Olimpíadas de Tóquio e Paraolimpíadas, que foram adiadas para o próximo ano, serão simplificadas e os custos reduzidos.
Agradecimento e o peso do segundo mandato
“Sinto-me muito feliz pelo forte apoio dos cidadãos e, ao mesmo tempo, assumirei a pesada responsabilidade do segundo mandato a partir de agora. Quero proteger a saúde, a vida e o cotidiano de todos os cidadãos de Tóquio”, declarou a reeleita.
Tem pela frente esses dois grandes desafios, o da epidemia do novo coronavírus e a realização das Olimpíadas e Paralimpíadas adiadas e de datas incertas.
Ela recebeu apoio maciço das mulheres, desde as teens às da faixa dos 80, com mais de 60%, chegando a 70% das jovens de 18 e 19 anos, e também de metade dos votantes do sexo oposto.
Yuriko Koike, natural de Hyogo, tem a elegância típica de Kobe. Foi a primeira mulher a se eleger para esse cargo no executivo de Tóquio, tendo construído carreira como parlamentar desde 1992 e antes disso foi âncora de um telejornal.
Fontes: NHK e Asahi