Em meio aos clusters de infecção na província de Shizuoka, como o terceiro em Hamamatsu, na academia Zexis, foram tomadas medidas preventivas pelo governo.
Uma delas é de pedido à população que mesmo durante o karaokê se use máscara e mantenha distanciamento social das pessoas que visitam a província, vindas de locais com alto número de infecção. Pede que nesse caso use máscara mesmo dentro de casa.
Também, informou na quarta-feira (12) a ampliação de 3 para 5 províncias para as quais se evite viajar e, da mesma forma, que pessoas desses locais evitem ir a Shizuoka. As 3 iniciais são Tóquio, Aichi e Osaka, acrescidas de Fukuoka e Okinawa.
A aplicação dessa nova medida é a partir de quinta-feira (13), com o pedido de “não volte dessas 5 províncias”, se referindo às famílias que costumam retornar à terra natal no Obon, feriado parecido com o de Finados no Brasil.
Acrescentou ainda que são 11 províncias que requerem cuidado especial para deslocamentos: Saitama, Chiba, Kanagawa, Gifu, Mie, Shiga, Quioto, Hyogo, Saga, Kumamoto e Miyazaki.
A província tem um sistema de alerta em 6 níveis e atualmente está no quarto.
Fontes: Sankei, divulgação e Shizuoka Shimbun