Entre 31 redações com o tema A Alegria de Viver, no concurso realizado na Biblioteca da Província de Aichi, no sábado (3), na 60.ª edição, o escolhido como top foi o brasileiro Matheus Miciano (ミシアノ・マテウス), de 18 anos.
Nesse concurso os alunos do colegial da província, das escolas noturnas e à distância, relatam em texto, suas experiências.
Ele é aluno do terceiro ano do Colégio Toyota-Nishi, de meio período, o qual obteve o prêmio máximo intitulado de Governador da Província. Relatou que embora não soubesse falar japonês no ginásio, se dedicou a estudar nessa escola, enquanto trabalha em uma fábrica.
Superou os obstáculos e chegou a ser escolhido como representante dos alunos e obter nota máxima em uma prova.
Outros candidatos relataram “por causa do bullying tive vontade de morrer mas depois que comecei a estudar nesse tipo de escola fiz amigos”. São 37 instituições de ensino com formato diferente do tradicional que oferecem o ensino colegial em Aichi.
Os alunos que tinham desistido de estudar ou os que decidiram trabalhar enquanto continuam os estudos são maioria e encontram nelas uma nova oportunidade, como foi para Miciano.
Depois de receber o prêmio disse sorridente “estou muito feliz.” Quando questionado sobre seus sonhos respondeu “quero ir para a faculdade a fim de obter licença para ser professor, mas também sonho em me tornar um treinador esportivo”.
Fonte: Tokai TV