Por iniciativa do Bunkyo-Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e CIATE-Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior um grande evento, com transmissão via YouTube, está programado por causa dos 30 anos da comunidade brasileira no Japão.
As transmissões serão todas feitas com traduções simultâneas, tanto para o japonês, quanto para o português, pois são convidados que falam os 2 idiomas.
“Ao longo destes 30 anos, muitos brasileiros enfrentaram inúmeras dificuldades, da mesma forma que outra parte alcançou sucesso nos postos de trabalho (ou estudos!); outros retornaram ao Brasil; além daqueles que optam por continuar no Japão.
Neste cenário, Bunkyo e CIATE unem forças para realizar uma série de lives para enfocar diversos aspectos que guardam íntima relação com a preocupação e expectativas dos brasileiros que, corajosamente, encararam a desafiante adaptação na terra de nossos antepassados”, conforme texto publicado na página web do Bunkyo.
Além das autoridades dos dois países, o advogado que cresceu na comunidade e se formou no Japão, Renan Eiji Teruya; bem como o médico brasileiro Yuki Shimada, formado em Shiga, estarão presentes.
Não faltam também outras presenças ilustres como Mauricio de Sousa e o professor, escritor e palestrante Clóvis de Barros Filho.
Os horários e datas em novembro foram escolhidos de forma que os públicos do Brasil e Japão possam assistir.
- 6 às 20h30 (Brasil) ou 7 às 8h30 (Japão)
- 7 às 9h e 20h (Brasil) ou 7 às 21h e 8 às 8h (Japão)
- 8 às 8h (Brasil) ou 8 às 20h (Japão)
- 21 às 20h (Brasil) ou 22 às 8h (Japão)
- 22 às 8h (Brasil) ou 22 às 20h (Japão)
Os canais no YouTube são do Bunkyo e CIATE (toque sobre os nomes para ser direcionado).
Para conferir os participantes por data toque aqui.
Fonte: Bunkyo