O Japão, provavelmente, terá fornecimento aumentado de vacinas contra coronavírus em abril quando o governo começa a administrar doses aos idosos, disse no domingo (28) Taro Kono, ministro responsável pelas vacinações.
“Acredito que podemos adicionar um pouco ao envio planejado para abril”, disse Kono em um programa da Fuji TV, dizendo que o governo está em negociações sobre o assunto com a Pfizer os EUA.
Kono também disse esperar que o governo tenha fornecimento suficiente de vacina para que os idosos possam receber suas segundas doses em maio e junho.
O governo planeja iniciar a administração de doses a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, um grupo de 36 milhões de pessoas, em 12 de abril.
As vacinações começaram em menor escala para lidar com quaisquer problemas técnicos e de distribuição antes de acelerar a nível nacional a partir de 26 de abril.
Em 17 de fevereiro, o Japão começou a imunizar um grupo inicial de 40 mil profissionais da saúde na primeira fase de seu programa de vacinação.
A inoculação de mais 4,7 milhões de profissionais da saúde de linha de frente – incluindo médicos, enfermeiras, paramédicos e pessoal das Forças de Autodefesa – começará neste mês, seguidos por pessoas com idade igual ou superior a 65 anos.
Pessoas com condições de saúde pré-existentes, como diabetes, e aqueles que trabalham em instalações de cuidados aos idosos virão em seguida, e então finalmente a população em geral.
Fonte: News and Culture