O terceiro lote de vacinas contra Covid-19 da Pfizer chegou ao Japão na segunda-feira (1º), enquanto o país se prepara para expandir seu programa de imunização para profissionais da saúde.
O carregamento de até 526.500 doses da primeira vacina contra a Covid-19 que o Japão aprovou para uso chegou ao aeroporto de Narita, vindas da Bélgica, onde elas foram produzidas.
O Japão iniciou a primeira fase de seu programa de vacinação para 40 mil profissionais da saúde em 100 hospitais a nível nacional no dia 17 de fevereiro como parte dos esforços para examinar a segurança da vacina desenvolvida pela Pfizer-BioNTech.
A inoculação em larga escala para 4,7 milhões de profissionais da saúde começará nesta semana, após doses terem sido distribuídas a governos locais os quais têm a tarefa de administrar as vacinas em todos o país.
Cerca de 36 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos devem começar a ser vacinadas a partir de 12 de abril, seguidas por aquelas com condições de saúde pré-existentes e trabalhadores em instalações de cuidados aos idosos, e então, finalmente, a população em geral.
Taro Kono, ministro responsável pelo programa de imunização, explicou que o governo visa entregar doses necessárias para imunizar mais de 40 milhões de pessoas – profissionais da saúde e idosos – a governos locais até o fim de junho.
O governo entrou em acordo amplo com a Pfizer para aquisição em massa, embora ele tenha que obter aprovação da União Europeia, que controla a exportação de vacinas de coronavírus produzidas dentro de seu bloco, de acordo com Kono.
Fonte: News and Culture