Na terça-feira (11) o governo da província de Hyogo informou que 15 pacientes com Covid-19, os quais estavam esperando em casa ou recebendo tratamento médico sem encontrar um hospital, morreram no mês passado.
Desses, 10 estavam esperando sem que o centro de saúde encontrasse um hospital e 5 estavam recebendo tratamento médico sem ajuste de internação. Um deles não foi atendido por nenhum médico.
Em Hyogo há mais de 1,2 mil pacientes em casa, aguardando encontrar um hospital. O governo decidiu fortalecer as medidas para prevenir mudanças repentinas na condição física, como encaminhar médicos para visitas domiciliares.
Osaka, onde o sistema médico está em situação de tensão
A província de Osaka teve o maior número de óbitos desta epidemia, na terça-feira, de 55 pacientes infectados pelo novo coronavírus.
O governo da província informou, também na terça-feira, que desde março foram 18 mortes de pacientes com Covid-19 que não estavam sob os cuidados de um médico. Dentre esses casos, 17 são da quarta onda de infecção, aguardando um hospital para internação, sendo 9 em casa, 6 em hotel e 2 que não tiveram sequer um contato do centro de saúde. Os falecidos tinham idade na faixa dos 30 aos 80 anos.
Osaka está passando por uma situação de tensão no sistema médico, mas pode ser que seja muito mais grave. Nesses números de óbitos não estão incluídos os outros casos de pacientes aguardando em casa que tiveram mudança súbita do quadro, os quais foram transportados de ambulância mas morreram no hospital.
Fontes: NHK, NNN, MBS e KTV