Segundo informação de quarta-feira (16), uma instituição médica relatou ao Centro de Saúde da cidade de Kanazawa (Ishikawa), no dia anterior, que um homem na faixa dos 80 anos teve anisaquíase.
De acordo com a investigação do órgão sanitário, o homem comprou sashimi de kurumadai (車鯛), com nome científico de Pristigenys niphonia, no supermercado Albis, de Kasamai, no dia 14. Logo depois de comê-lo teve dores abdominais.
O homem foi hospitalizado, o parasita Anisakis foi removido do seu estômago e já teve alta. Está em processo de recuperação.
O centro de saúde determinou que o único peixe fresco que causaria anisaquíase poderia ser esse vendido no Albis, por isso, suspendeu temporariamente a cozinha e o local de processamento dos pescados e frutos do mar, na quarta-feira.
Nesse supermercado foram vendidos 10 pacotes do mesmo sashimi mas ninguém, além desse homem, se queixou de danos na saúde.
Anisaquíase é uma infecção causada pelas larvas do parasita Anisakis, após a ingestão de peixe de água salgada, cru ou não muito cozido, com a presença dele.
Fonte: Ishikawa TV