A Polícia da Província de Shimane informou que designou dois policiais, com conhecimento do idioma português, para servirem em 2 postos comunitários, chamados de koban, na cidade de Izumo.
“Como há policiais que entendem a língua, gostaria que os brasileiros pudessem contar com eles”, declarou.
Na província há 33 policiais designados, os quais falam 8 idiomas diferentes, como chinês e inglês, mas ainda não tinha quem falasse português. Por isso, sempre contou com os intérpretes em caso de necessidade.
Com os dois policiais, de 26 e 34 anos, em dois postos, passam a atender denúncias, incidentes e consultas em português, para facilitar a vida dos residentes brasileiros.
No final de junho, visitaram as residências onde vivem os verde amarelos para estabelecer o contato inicial, perguntando sobre a composição familiar e aconselhando a trancar a bicicleta.
“Os brasileiros são mais cautelosos com os policiais do que os japoneses, mas a senhora Yamao fala bem e em bom português. Fiquei tranquilo”, disse Arthur Yamada, 28 anos, professor de inglês, um dos visitados.
Segundo a prefeitura de Izumo, até maio, são 2.093 famílias, no total de 3.558 brasileiros, os quais representam 70% dos estrangeiros da cidade. Houve um aumento de 14% em relação a 3 anos atrás.
Fonte: Yomiuri