O Japão administrou primeiras doses de vacina contra Covid-19 a 63,6% de sua população, ultrapassando os EUA na proporção daqueles que receberam pelo menos uma dose de imunizante, apesar de ter começado meses depois.
O progresso do Japão agora coloca os EUA em último entre as nações do G7 quando se fala na proporção da população com pelo menos uma dose, após hesitação em vacina ter atrasado a posição de vantagem do país. Cerca de 63,1% das pessoas nos EUA receberam pelo menos a primeira dose, e 53,8% estão completamente vacinadas.
O Japão administrou um total de 145,8 milhões de doses, e mais de 51% de sua população está completamente vacinada, de acordo com dados do governo divulgados na terça-feira (14).
O programa de vacinação do Japão começou devagar e tardio comparado com outras nações desenvolvidas, mas progrediu rapidamente desde o início do verão.
O Japão atingiu um milhão de doses administradas por dia em meados de julho e manteve esse ritmo desde então, lutando contra uma onda de infecções conduzida pela predominância da variante Delta. Os EUA, enquanto isso, tiveram uma posição de vantagem, mas não conseguiram manter o passo.
A população vacinada do Japão está concentrada entre os idosos, que foram inicialmente priorizados. Cerca de 90% daqueles com idade igual ou superior a 65 anos receberam duas doses.
O país ainda está correndo para inocular os mais jovens, que foram os mais afetados na mais recente e pior onda de infecções por coronavírus.
Autoridades no Japão estão buscando inocular todos aqueles que são elegíveis e dispostos até novembro, com a meta de ter pelo menos 80% de sua população vacinada.
Fonte: Japan Times