Na tarde de quinta-feira (30) o tufão Mindulle, o 16.º do ano, continua grande e classificado como muito forte, com pressão atmosférica central de 945hPa e velocidade máxima do vento de 60m/s, segundo a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão.
Está ao sul do país, sobre o Oceano Pacífico, se deslocando em sentido às Ilhas Izu, mudando levemente o curso a oeste.
Por isso, os residentes das Ilhas Izu e Hachiojima devem se preparar com antecedência, ainda na quinta-feira, pois estarão diretamente sob esse fenômeno, o qual poderá causar sérios danos.
Parte das províncias de Kanto deverá ficar sob sua influência – parte da área de tempestade – desde a noite de quinta até sexta-feira (1.º), com rajadas de vento que podem chegar a 25m/s ou 90km/h. Além disso, a quantidade de chuva esperada até o meio-dia é de 150mm.
O impacto deverá ser maior na província de Kanagawa. Isso se deve à possibilidade de galgamento costeiro devido a ventos fortes e ondas elevadas. Espera-se uma elevação de ondas de cerca de 8 metros em Kanto.
As vias públicas e rodovias de Tóquio, Chiba e Ibaraki podem ser perturbadas pelos ventos fortes. Recomenda-se verificar as últimas informações sobre o tempo e o trânsito na manhã de sexta-feira, antes de sair de casa.
Aos residentes em Kanagawa e Chiba, recomenda-se cautela, enquanto em Tóquio e Ibaraki pode ter influências do mau tempo.
Fontes: AMJ, Tenki e WeatherNews