O risco de infecção pelo coronavírus para pessoas que removem suas máscaras assim que se sentam à mesa quando saem para comer fora com outros é 4 vezes maior do que aqueles que as mantêm, com exceção quando vão comer ou beber, revelou uma pesquisa japonesa.
A pesquisa foi conduzida pelo Instituto Nacional de Doenças Infecciosas – NIID em meio a preocupações cada vez maiores de que casos de novas infecções poderiam aumentar novamente se um crescente número de pessoas sair para comer com amigos ou outros, após o governo ter encerrado o estado de emergência no fim do mês passado.
Motoi Suzuki, que lidera o Centro de Vigilância de Doenças Infecciosas do NIID, pediu às pessoas para “evitar atividade de alto risco, e somente sair para comer e beber com pessoas da família ou em pequenos grupos”.
A pesquisa cobriu um total de 753 adultos que passaram por instituições médicas com instalações para pacientes ambulatoriais com febre em Tóquio entre junho e julho.
Eles foram questionados sobre seus registros de atividades nas 2 semanas antes de apresentarem sintomas. Nenhum dos pacientes havia tomado vacinas contra Covid-19, e 257 deles, ou 34,1%, testaram positivo para o vírus.
O risco de infecção para aqueles que mantiveram suas máscaras, com exceção quando iam comer ou beber, durante refeições com outras pessoas foi quase o mesmo em relação àquele para indivíduos que não passaram por essas ocasiões, de acordo com a pesquisa.
Mas o risco foi 3.92 vezes maior para pessoas que removeram suas máscaras assim que se sentaram à mesa ou não usaram o item de proteção durante tais ocasiões.
Fonte: Nippon