O número de novos casos de coronavírus no Japão continua diminuindo mesmo após a suspensão completa do estado de emergência do governo para a Covid-19 no fim de setembro, disse um painel consultivo do Ministério da Saúde.
O painel apresentou a análise em sua reunião na quarta-feira (13). Ao mesmo tempo, entretanto, ele alertou que casos de novas infecções “podem diminuir a um ritmo mais lento ou parar de cair a partir de agora, visto que o número de pessoas saindo à noite está aumentando em muitos lugares no país”.
Uma pesquisa da Universidade de Nagasaki com 890 pessoas entre 16 e 64 anos que realizaram teste de Covid-19 em julho e agosto descobriu que as vacinas produzidas pela Pfizer e Moderna foram 86,8% eficazes em prevenir sintomas da Covid-19 naqueles que tomaram duas doses de qualquer um dos imunizantes. Os resultados da pesquisa foram apresentados na reunião do painel consultivo.
De acordo com uma estimativa do professor Hiroshi Nishiura da Universidade de Quioto, vacinações contra Covid-19 ajudaram cerca de 800 mil pessoas a evitarem infecção enquanto reduziu fatalidade em aproximadamente 6 mil entre março e setembro.
O painel consultivo enfatizou que é importante manter a atual situação de infecção pelo maior tempo possível e reduzir o número de casos ainda mais. Ele também disse que continuará discussões sobre por que o número de novos casos diminuiu recentemente, citando que “uma análise mais detalhada é necessária”.
Fonte: Nippon