A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), a maior fabricante de chips por contrato do mundo, anunciou na quinta-feira (14) que construirá sua primeira fábrica de chips no Japão, respondendo ao pedido de Tóquio para fortalecer a rede de fornecimento local a fim de lidar com uma escassez global sem precedentes em principais componentes.
O CEO da TSMC, C.C. Wei, disse aos investidores que a companhia recebeu apoio tanto de seus clientes como do governo japonês para proceder com o investimento.
O investimento total será de até ¥1 trilhão (US$8,8 bilhões), de acordo com o governo japonês, embora a TSMC não tenha revelado uma quantia para o projeto.
A construção da fábrica, na província de Kumamoto, deve começar no ano que vem, com a produção em massa programada para iniciar em 2024.
Construir uma fábrica no Japão marca uma partida adicional para a TSMC de sua estratégia de décadas de concentrar a produção em Taiwan, onde ela conduz pesquisa e desenvolvimento e opera locais massivos de produção.
O envolvimento da Sony seria uma outra medida inesperada, visto que faz mais de duas décadas desde que a TSMC permitiu que parceiros ou clientes tivessem participação em suas fábricas de chips.
A TSMC já está construindo sua mais avançada instalação de chips fora de Taiwan no estado do Arizona, nos EUA, e ela também está considerando a possibilidade de construir uma planta na Alemanha.
Fonte: Asia Nikkei