A Sony deverá ser uma investidora – e grande cliente – da primeira fábrica de chips da TSMC no Japão.
A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co (TSMC), a maior fabricante de chips por contrato do mundo, e o Grupo Sony, estão considerando uma construção conjunta de uma fábrica de semicondutores no oeste do Japão em meio a uma escassez global de chips, soube o site Asia Nikkei.
O investimento total no projeto é estimado em ¥800 bilhões (US$7 bilhões), com a expectativa de que o governo japonês forneça até metade da quantia.
A principal fabricante de autopeças do Japão, a Denso, também está buscando participar de tais ações, como instalar equipamento no local. Membros do grupo Toyota Motor buscam fornecimentos estáveis de chips usados em suas autopeças.
A Sony também pode assumir uma participação minoritária em uma nova companhia que gerenciará a fábrica, que ficará na província de Kumamoto, em terreno de propriedade da Sony em uma área adjacente a sua fábrica de sensores de imagem de câmera, assim como chips para automóveis e outros produtos, e deve entrar em operação até o ano 2024.
Planos para a fábrica – que seria a primeira operação de produção de chips da TSMC no Japão – ocorre quando a indústria de tecnologia global enfrenta escassez sem precedentes de semicondutores e interrupções de redes de fornecimento.
A titã taiwanesa da tecnologia confirmou em julho que estava “revisando ativamente” planos para o projeto. O site Asia Nikkei havia reportado antes que a TSMC estava finalizando sua decisão e aberta à colaboração com a Sony.
O governo japonês, que está cada vez mais preocupado em manter a estabilidade na rede de fornecimento em meio a uma escassez de chips e tensões crescentes que rodeiam o Estreito de Taiwan, apoiará o projeto com subsídios, soube o Nikkei.
Fonte: Asia Nikkei