Enquanto a 5ª onda de infecções por coronavírus no Japão diminuiu rapidamente em e após setembro, um painel de especialistas do Ministério da Saúde ainda precisa encontrar uma resposta clara para o motivo pelo qual o número de novos casos confirmados diminuiu acentuadamente.
Um especialista aponta para múltiplos fatores, como o efeito das vacinações e uma mudança no comportamento das pessoas.
Durante a 5ª onda, casos diários de Covid-19 confirmados em todo o país atingiram um recorde de 25.886 em 20 de agosto. Mas a contagem diária começou a cair depois e para menos de mil em 3 de outubro.
Casos diários em Tóquio, os quais atingiram o pico com 5.773 em 13 de agosto, caíram para cerca de 100 em 4 de outubro e atualmente têm se situado a 50 e 60, níveis vistos no fim de junho de 2020.
Desde 13 de setembro, cerca de metade da população do país estava completamente vacinada contra o coronavírus. Desde a sexta-feira (15), a proporção chegou a 66,1%, e 74,7% da população recebeu pelo menos uma dose de vacina.
Várias pesquisas confirmaram a alta eficácia das vacinas contra Covid-19. No período de março a setembro, as vacinações ajudaram cerca de 650 mil pessoas a evitarem infecção enquanto reduziram as mortes em cerca de 7,2 mil, de acordo com uma estimativa apresentada em uma reunião recente do painel do ministério da saúde.
Fonte: Nippon