O primeiro-ministro Fumio Kishida manifestou na segunda-feira (1º) sua determinação para compilar um grande pacote de estímulo econômico em meados de novembro após seu dominante Partido Liberal Democrático – PLD ter conquistado maioria absoluta na eleição geral realizada no domingo (31).
Em uma coletiva de imprensa, Kishida, presidente do PLD, disse que seu partido recebeu uma ordem do público na eleição para a Câmara dos Representantes, a importantíssima câmara baixa da Dieta, o parlamento do Japão.
“Espero que o orçamento suplementar do ano fiscal de 2021 seja compilado rapidamente e promulgado o mais cedo possível dentro deste ano” para financiar o pacote de estímulo, disse Kishida.
Ele deve lançar seu segundo Gabinete em 10 de novembro após sua esperada reeleição como primeiro-ministro em uma sessão especial da Dieta a ser convocada no mesmo dia.
Na eleição de domingo, o PLD ganhou 261 cadeiras, garantindo maioria estável absoluta e dando a ele controle firme da Dieta. A meta de Kishida era de 233 cadeiras, uma simples maioria da câmara de 465 membros.
Em uma coletiva de imprensa, Kishida também disse que o Japão buscaria papel de liderança em promover políticas de neutralidade de carbono na Ásia ao oferecer ajuda para a região investir em energia limpa.
As medidas fariam parte do pacote de estímulo do governo, acrescentou ele.
Fonte: Nippon