Uma ursa foi morta pelas autoridades em Sayo (Hyogo) na segunda-feira (1º) após passar 28 horas em uma propriedade privada.
O residente de 73 anos da casa que fica na montanha viu a ursa em seu deck por volta das 10h30 de domingo (31) e chamou a polícia.
Oficiais da polícia de Tatsuno, assim como funcionários do distrito de Sayo, foram ao local e consideraram usar um dardo tranquilizante para sedar o animal.
Entretanto, a opção foi descartada devido ao risco da ursa poder atacar alguém durante os 10 minutos que levam para o medicamento fazer efeito.
Enquanto isso, o distrito estava usando um serviço wireless local de prevenção de desastres para alertar os residentes sobre um urso na área.
Ocasionalmente, o animal saía do deck para o jardim da casa. Quatro pessoas, incluindo funcionários a serviço do distrito, continuaram observando o urso noite adentro, enquanto o casal morador da residência dormiu em um outro cômodo da propriedade.
Por volta das 14h45 de 1º de novembro, as autoridades lançaram um dardo tranquilizante contra o urso e depois o abateram.
O animal era uma ursa-negra-asiática de 12 anos. Havia marcas de garras em caquizeiros na propriedade, e parece que ela estava lá para se alimentar de frutas antes de entrar em hibernação para o inverno.
Fonte: Mainichi