O programa de subsídios de viagem doméstica Go to Travel do Japão poderá ser retomado em fevereiro de 2022 após ser suspenso no passado em meio a um aumento nos casos de coronavírus, com a campanha a incluir contramedidas obrigatórias em relação ao vírus, disseram fontes do governo nesta quinta-feira (11).
O governo está planejando solicitar às pessoas que usufruem do programa Go to Travel a apresentarem prova de vacinação ou resultado de teste negativo para Covid-19 quando fizerem o check-in em hotéis e em outras ocasiões, de acordo com as fontes.
A campanha de incentivo ao turismo, que cobre 50% dos custos de viagem até ¥20 mil por pessoa por noite, começou em julho de 2020 para apoiar a indústria em meio a uma queda causada pela pandemia, mas foi suspensa em dezembro passado devido à rápida propagação das infecções por Covid-19.
Partidos da oposição criticaram o programa como um fator de aumento das infecções por coronavírus.
Um total de 87,81 milhões de estadas em hotéis foram feitas sob a campanha até 28 de dezembro de 2020 quando ele foi suspensa, com o governo gastando ¥2,7 trilhões no esquema.
Fonte: News and Culture