O Asuka II no porto de Nagasaki (FNN)
O negócios de cruzeiros no Japão está sendo retomados, com embarcações voltando a navegar gradualmente com medidas de segurança antivírus em curso após várias viagens canceladas devido à pandemia.
Publicidade
Os principais navios de cruzeiro Asuka II e Nippon Maru haviam operado um total de 21 viagens até a segunda-feira (15), após reiniciarem as operações um pouco antes ou após o governo ter encerrado em setembro o estado de emergência do coronavírus que cobriu Tóquio e outras várias províncias.
No início de novembro, o Asuka II de 50.444 toneladas com cerca de 300 pessoas a bordo entrou em um porto em Hitachinaka (Ibaraki), tornando-se o primeiro navio de cruzeiro a parar no porto no leste do Japão em cerca de 2 anos.
Protocolos antivírus implementados por operadoras também incluem capacidade reduzida. A operadora do Asuka II, que comporta até 870 passageiros, permite apenas metade da capacidade do navio, enquanto o Nippon Maru permite cerca de 65% de sua capacidade de cerca de 530 pessoas.
Os operadores conduzirão testes de Covid-19 para passageiros antes e no dia que eles embarcarem nos navios.
Em maio deste ano, o Asuka II embarcou em uma viagem doméstica, mas teve que retornar ao porto de Yokohama após um passageiro ter testado positivo para Covid-19.
Em fevereiro de 2020, nos dias iniciais do surto da Covid-19, o navio de cruzeiro Diamond Princess foi colocado sob quarentena no porto de Yokohama após infecções terem sido descobertas entre cerca de 3,7 mil passageiros e tripulação de 56 países e regiões a bordo.
Fonte: News and Culture