As Filipinas aprovaram um plano para permitir em breve a entrada de turistas estrangeiros vacinados contra Covid-19, disse o Ministério da Indústria do país nesta sexta-feira (19), após medidas feitas por países do Sudeste Asiático para relaxar restrições de viagem.
A força-tarefa do coronavírus “aprovou em princípio a entrada de turistas completamente vacinados” de países com baixos casos de Covid-19, disse o ministério, acrescentando que as diretrizes devem ser finalizadas.
As Filipinas, conhecidas por suas atividades de mergulho e milhares de ilhas tropicais, registrou uma queda de 83% nas chegadas estrangeiras no ano passado, recebendo cerca de 1,4 milhão de visitantes, comparado a aproximadamente 8,2 milhões em 2019.
O Japão, Coreia do Sul e China são seus maiores mercados de turismo.
O país impôs algumas das exigências de entrada mais rigorosas da Ásia durante a pandemia e tem sido uma das nações mais atingidas da região em termos de casos, mortes e prejuízos econômicos. Apenas um pouco mais de um quarto de sua população foi vacinada.
Os vizinhos Tailândia, Vietnã, Camboja, Malásia, Singapura e Indonésia já anunciaram vários graus de reabertura nas últimas semanas, após progredirem na vacinação de suas populações.
“Permitir turistas da lista verde de países e territórios que têm a maioria de sua população vacinada e com baixa taxa de infecção ajudará grandemente em nossos esforços de recuperação”, disse a ministra do turismo, Bernadette Romulo-Puyat em uma declaração.
As Filipinas incluem em sua lista “verde” de países aprovados Japão, China, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Índia, dentre outros.
Fonte: Nippon