O Yara Birkeland fez sua primeira viagem em 18 de novembro de Horten para Oslo antes de entrar em operação no dia seguinte (YouTube/Yara International)
Zero emissões e, em breve, zero tripulação: o primeiro cargueiro completamente elétrico e autônomo do mundo foi revelado na Noruega, um pequeno passo, mas promissor, em direção a reduzir a pegada climática da indústria marítima.
Publicidade
Ao transportar até 120 contêineres de fertilizantes de uma planta na cidade de Porsgrunn, no sudeste do país, a um porto de Brevik a dezenas de quilômetros de distância, o Yara Birkeland, apresentado para a mídia na sexta-feira (19), eliminará a necessidade de 40 mil jornadas de caminhão ao ano que agora são abastecidos pelo poluente diesel.
A embarcação de 80 metros de comprimento e 3,2 mil toneladas iniciará em breve dois anos de trabalho de teste durante os quais ele será aperfeiçoado para aprender a manobrar por conta própria.
“Vários incidentes que acontecem em embarcações são devido a erros humanos, por causa de cansaço, por exemplo”, disse o gerente de projetos Jostein Braaten.
“A operação autônoma pode permitir uma jornada segura”, disse ele. A navegação autônoma exigirá um novo conjunto de regulamentos que ainda não existem.
A bordo da Yara Birkeland, a tradicional sala de máquinas foi substituída por oito compartimentos de bateria, oferecendo à embarcação um capacidade de 6.8MWh – provenientes de hidroeletricidade renovável.
O setor marítimo, que é responsável por quase 3% de todas as emissões de gases do efeito estufa, visa reduzi-las em 40% até 2030 e 50% até 2050.
Fonte: Japan Today