Erupção de vulcão na Indonésia deixa vários mortos

O Monte Semeru está em estado de erupção permanente e regularmente lança cinzas até 4,3 mil metros de altura.

Moradores do vilarejo próximo ao Monte Semeru fogem e veículos cobertos pelas cinzas vulcânicas (Twitter @JogjaUpdate – You Tube/South China Morning Post)

Equipes de resgate estão em busca de sobreviventes em vilarejos soterrados por cinzas quentes, após o vulcão no Monte Semeru na ilha indonésia de Java ter entrado em erupção no sábado (4).

Publicidade

Quatorze pessoas morreram e dezenas ficaram feridas, disseram autoridades de emergência .

Um voluntário no distrito próximo de Lumajang filmou policiais e militares trabalhando para retirar corpos das cinzas com as próprias mãos.

Cinzas cobriram as casas até o teto e deixaram veículos praticamente cobertos.

Taufiq Ismail Marzuqi, que filmou a dificuldade para retirar os corpos, disse à agência de notícias Reuters que os esforços eram “muito desanimadores”.

Pelo menos 11 vilarejos em Lumajang, Java Oriental, ficaram cobertos com cinza vulcânica. Cerca de 56 pessoas ficaram feridas.

O chefe da agência geológica da Indonésia disse que a chuva pesada na área da cratera do Monte Semeru fez com que ele desabasse parcialmente, causando a erupção. Não houve aumento na sismicidade para sugerir qualquer mudança no fluxo de magma, disse ele.

O Centro de Alerta de Cinzas Vulcânicas (VAAC) em Darwin, na Austrália, disse que as cinzas da erupção parecem ter se dissipado. O VAAC fornece orientação à indústria da aviação sobre a localização e movimento de cinzas vulcânicas potencialmente perigosas.

As cinzas que se solidificam em partes mais frias de motores de aviões podem interromper o fluxo de ar, o que pode levar à paralisação ou falha completa do componente. Elas também refletem a visibilidade dos pilotos e podem afetar a qualidade do ar da cabine – tornando o uso de máscaras de oxigênio uma necessidade.

O Monte Semeru está em estado de erupção permanente e regularmente lança cinzas até 4,3 mil metros de altura, então a erupção de sábado foi um “aumento de intensidade bem significativo”, disse Campbell Biggs, meteorologista no VAAC, à rede BBC.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Quatro famílias perdem suas casas por causa do incêndio em uma delas

Publicado em 6 de dezembro de 2021, em Sociedade

O fogo se alastrou para as casas vizinhas, por causa de um acidente com o querosene do aquecedor.

Bombeiros no local (Tokai TV)

Por volta das 22h30 do dia 4, uma mulher que passava perto da casa do japonês 鳥居信悟, 72 , em Kowa, cidade de Mihama (Aichi), viu as chamas e ligou para o 119.  

Publicidade

Várias unidades do Corpo de Bombeiros foram enviadas para o local. Cerca de 4 horas depois o fogo foi extinto. Mas, tanto a casa do idoso quanto as 3 ao lado foram destruídas

As chamas da casa dele se alastraram para as casas vizinhas. Ninguém se feriu.

Segundo a polícia e os bombeiros, o incêndio pode ter sido acidental. Torii, o dono da casa onde tudo começou, teria enchido o tanque do aquecedor com querosene. Mas não se deu conta de que não a tampou direito e houve vazamento do combustível, o qual se espalhou e foi o início do incêndio. 

Os peritos da polícia e dos bombeiros estão investigando o caso detalhadamente.

Fonte: Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!