Uma outra pandemia no futuro poderia ser “mais letal” do que a presente Covid-19 que causou a morte de 5 milhões de pessoas em todo o globo, disse uma das pessoas que criou a vacina contra coronavírus da Oxford-AstraZeneca.
A professora Sarah Gilbert, apresentando-se na 44ª Palestra Richar Dimbleby, também alertou que o atual conjunto de vacinas sendo desenvolvido em todo o mundo pode ser menos eficaz contra a recém-descoberta variante ômicron do coronavírus.
“Essa não será a última vez que um vírus ameaça nossas vidas ou nosso meio de subsistência. A verdade é que a próxima poderia ser pior. Ela poderia ser mais contagiosa, ou mais letal, ou ambas”, disse ela.
A Dra. Gilbert acrescentou que avanços científicos feitos em pesquisas para combater vírus mortais “não devem ser perdidas”.
Com uma década de experiência no campo de produção de vacinas, ela iniciou o projeto do imunizante contra Covid-19 no início de 2020, quando o coronavírus surgiu na China.
A vacina da AstraZeneca desenvolvida pela equipe de Gilbert é usada em mais de 170 países.
Em meio a preocupações sobre a variante ômicron, agora descoberta em 45 nações, Gilbert disse que a proteína spike dessa variante “contém mutações as quais já sabemos que aumentam a transmissibilidade.
Fonte: The Independent