A Nissan Motor suspendeu temporariamente a produção de seu modelo de carro mais vendido no Japão, o Roox, e está verificando algumas partes do veículos, incluindo airbags e cintos de segurança.
A produção do veículo leve (kei jidosha) está parada desde 3 de dezembro. A montadora japonesa também suspendeu registro e envios do Roox e reportará detalhes de sua inspeção ao Ministérios dos Transportes do Japão, disse a porta-voz Azusa Momose em uma declaração por email na sexta-feira (10).
A interrupção ocorre após dados de colisão não terem atendido padrões regulatórios, de acordo com o jornal Nikkei, que reportou a suspensão antes.
Momose se negou a dar mais detalhes e não falou sobre um período de tempo para as inspeções. Ela disse que medidas apropriadas seriam tomadas se necessárias.
A Nissan vendeu cerca de 100 mil unidades do Roox no ano fiscal de 2020, fazendo com que ele se tornasse o modelo mais vendido no Japão, seguido pelo Note e Serena. A companhia disse que comercializou cerca de 157 mil Roox no total desde seu lançamento no Japão em março de 2020.
Separadamente, a parceira de aliança, a Mitsubishi Motors, suspendeu a produção de seus modelos eK space e eK X space. A companhia disse que também está realizando inspeções de segurança em aribags e cintos de segurança, disse o porta-voz Michi Yasuhara na sexta-feira.
A Nissan e a Mitsubishi desenvolveram carros juntas como parte de um empreendimento conjunto estabilizado há uma década para veículos leves no Japão.
Fonte: BNN Bloomberg