Um grupo de especialistas médicos japoneses diz que operou com sucesso um bebê dentro da barriga da mãe com grave doença cardíaca congênita.
O grupo de especialistas incluindo aqueles do Centro Nacional para Saúde e Desenvolvimento Infantil – NCCDH, diz que a cirurgia foi realizada em julho em um feto no ventre de uma mãe na 25ª semana de gravidez.
O feto foi diagnosticado com estenose aórtica, em que o estreitamento da abertura da válvula aórtica evita que parte do coração se desenvolva normalmente.
Os médicos inseriram um tubo especial similar a uma agulha no abdômen da mãe no coração do feto e então inflaram um balão para ampliar a abertura da válvula.
Eles dizem que o procedimento aumentou a quantidade de sangue que flui para o coração. O bebê nasceu em outubro deste ano e está em boas condições de saúde.
O grupo conduziu a operação como parte de pesquisa clínica e diz que esse é o primeiro tratamento no país para um feto com estenose aórtica.
Haruhiko Sagou, médico no NCCHD, diz que mais doenças podem ser tratadas agora enquanto um bebê ainda está na barriga da mãe. Ele disse que conduzirá mais estudos clínicos para que mais vidas possam ser salvas com tratamento pré-natal.
Fonte: NHK