Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Janeiro Branco: como anda a saúde mental do trabalhador Brasileiro no Japão?

| Eliana A. C. I. Nonaka

Novo ano, novos desafios. Você está preparado ou preparada? Vamos refletir este assunto juntos.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão
janeiro branco

Reflexão sobre a saúde mental no Janeiro Branco – banco de imagens PM.

O mês de janeiro chega para nós podendo trazer um possível aumento da ansiedade devido a fatores como a insatisfação de não ter alcançado os objetivos do ano que se findou ou até mesmo pela expectativa de novos tempos possibilitando mudanças.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Estamos vindo de quase dois anos de muitas incertezas, medos, desconhecimento, perdas e dificuldades ocasionadas pela pandemia do Covid-19 e suas diversas variantes, o que não é diferente para a população brasileira residente no Japão e outros países. A estes soma-se a distancia do seu país de origem, as diferenças culturais, o excesso de trabalho, entre outras muitas questões individuais, condições que podem favorecer o desenvolvimento de várias questões emocionais.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), conceitua saúde como um completo estado de bem estar físico, mental e social e não apenas ausência de doenças ou demais enfermidades. Estima-se que uma a cada quatro pessoas no mundo, irá sofrer de algum transtorno durante a vida.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Pensando nisso como forma de levar mais informação e prevenção, em 2014 foi criado por psicólogos em Minas Gerais, a campanha Janeiro Branco. Hoje conhecida mundialmente, a campanha trabalha com a conscientização da necessidade do cuidado com a saúde mental. É claro que esse cuidado deve ser estendido por todos os meses do ano, porém diante de todas as outras campanhas existentes, no mês de janeiro esse trabalho é realizado de forma mais intensificada.

Mas afinal, o que fazer para estar bem mentalmente e consequentemente melhorar o todo?

É importante desenvolvermos o autoconhecimento e a capacidade de conscientização. Precisamos aprender a perceber e compreender as mensagens transmitidas pelo nosso corpo a partir dos diversos estímulos aos quais somos submetidos. Identificar quais são as nossas prioridades e nossas limitações, como cita Freud, “somos feitos de carne mas temos que viver como se fôssemos de ferro”; mas o quanto disso nos favorece ou prejudica?

“Somos feitos de carne mas temos que viver como se fôssemos de ferro.” – Freud

O quanto da nossa vida longe do Brasil, nas longas horas de trabalho, no estresse diário vivido no chão das fábricas, está nos afetando?

A resposta nem sempre nos chega de forma clara.  Muitas vezes não temos recursos para lidar sozinhos com todo esse conjunto de sensações e sentimentos não nomeados, e quando isso acontece, a ajuda psicológica pode ser um caminho para aprendermos a lidar melhor com essas situações, possibilitando o encontro do equilíbrio necessário para o nosso bem estar de maneira mais integrada, consigo, com as pessoas e com o meio.

Se me permitem sugerir, façam-se essas perguntas: Sou quem eu quero ser? Estou onde quero estar? Boas reflexões!

Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link nos card abaixo.


WhatsApp - Facebook

Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.

Os textos publicados nesta página não refletem necessariamente a opinião do Portal Mie, são de criação e responsabilidade do autor Eliana A. C. I. Nonaka

Eliana A. C. I. Nonaka (CRP 06/170575) – Psicóloga formada pela Faculdade FMU Faculdades Metropolitanas Unidas.
Morou no Japão por 14 anos, hoje é atuante no Brasil, inclusive atendendo brasileiros de diversos países de forma online.

Informações pelo WhatsApp: +55-11-96437-6590 (clique para abrir o Whatsapp)

Facebook Messenger: https://www.facebook.com/eliana.correia.104

Instagram: @seusaudavel_psico

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo