Uma das 3 maiores chuvas de meteoros poderá ser apreciada até o amanhecer de terça-feira (4). E como não há interferência do brilho do luar, a condição está favorável para o show das estrelas cadentes das Quadrântidas, apesar do frio.
O Observatório Astronômico Nacional do Japão afirmou que é “a melhor condição de observação raramente vista nos últimos anos”. Se o local estiver escuro, pode ser possível contemplar de 30 a 50 estrelas cadentes por hora.
Segundo o observatório, esse show astronômico terá pico na madrugada de terça-feira, por isso, vale a pena dar uma olhada no céu. O tempo está favorável para as províncias banhadas pelo Oceano Pacífico.
As estrelas cadentes aparecem em todo lugar no céu noturno, então basta olhar para cima, em local sem luzes urbanas, observando continuamente por 15 minutos até que os olhos se acostumem. Por ser inverno e com temperaturas baixas, a recomendação é se agasalhar muito bem.
Caso prefira assistir no conforto de sua casa, o jornal Asahi está oferecendo transmissões ao vivo de diversos pontos do Japão e também do Havaí. Assista à transmissão de Kiso (Nagano). Na explicação desse canal no YouTube há links de outros locais.
Fontes: Asahi e Yahoo!