À medida que a situação do aumento da infecção pelo novo coronavírus piora, o governo do país planeja aplicar as medidas prioritárias em 10 províncias, incluindo Tóquio.
Hirokazu Matsuno, secretário-chefe de gabinete, informou na manhã de terça-feira (18), que além da capital do país, são as províncias de Saitama, Kanagawa, Chiba, Aichi, Gifu, Mie, Kumamoto, Miyazaki e Nagasaki.
Disse que consideraria prontamente quaisquer solicitações de outros governadores. O anúncio formal deverá ser feito o mais rápido possível.
“O número de pessoas infectadas está aumentando rapidamente a uma velocidade nunca vista em todo o país. O número de pessoas gravemente doentes também está aumentando”, declarou.
Atualmente são 3 províncias sob a aplicação das medidas prioritárias – Okinawa, Hiroshima e Yamaguchi – até 31 deste mês. Nesses locais há medidas restritivas, como a redução do horário do expediente, redução dos eventos e pedido para que a população evite sair sem necessidade.
Situação dos leitos hospitalares
A província da região Kanto com a maior taxa de ocupação dos leitos hospitalares é Saitama, com 30%, seguida de Tóquio com 21%, Kanagawa com 13% e Chiba com 12%.
Aparentemente ainda parece estar tranquilo, mas em Saitama o número de pacientes que necessitam de internação aumentou 400% desde 6 de janeiro.
Na região Tokai, Gifu está com 20%, Mie com 19% e Aichi com 11%.
Como o aumento dos novos casos de infecção vem aumentando rapidamente, há temor de colapso no sistema médico.
Fonte: NHK