Na segunda-feira (7) a Rússia publicou uma lista oficial de estados estrangeiros que ela considera “não amigáveis”, enquanto a invasão da Ucrânia ordenada pelo presidente Vladimir Putin entra no 12º dia.
Negócios na Rússia envolvendo esses países agora precisarão de autorização especial do governo, disse o Kremlin, em uma resposta às devastadoras sanções impostas por nações ocidentais devido à invasão.
Os países e territórios considerados “não amigáveis” pelo governo russo incluem Austrália, Albânia, Andorra, Reino Unido, incluindo Jersey, Anguila, Ilhas Virgens Britânicas, Gibraltar, estados membros da União Europeia, Islândia, Canadá, Liechtenstein, Micronésia, Mônaco, Nova Zelândia, Noruega, República da Coreia, San Marino, Macedônia do Norte, Singapura, EUA, Taiwan, Ucrânia, Montenegro, Suíça e Japão, de acordo com um decreto publicado no site do governo.
Considerou-se que essas nações na lista tenham tomado “ações não amigáveis contra a Rússia, companhias russas e cidadãos”, diz o decreto.
A agência de notícias TASS cita que estados estrangeiros mencionados na lista do Kremlin se impuseram ou se juntaram contra a Rússia após Putin ter iniciado a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro.
Países ocidentais anunciaram duras sanções contra a Rússia, incluindo banir certos bancos russos do Swift, a rede de alta segurança que facilita pagamentos entre 11 mil instituições financeiras, prejudicando a habilidade do banco central russo de movimentar suas reservas e medidas visando Putin e seus aliados.
Fonte: Newsweek