A Toyota Motor anunciou na segunda-feira (14) sobre a paralisação temporária da operação de uma fábrica de joint venture de carros de passeio, situada na cidade de Changchun, no nordeste da China, a partir desse mesmo dia.
O motivo, segundo a montadora, é a epidemia do novo coronavírus. A cidade está em lockdown desde 11 deste mês.
Por isso, não se sabe até quando a paralisação continuará, o que poderá afetar as vendas dos novos carros na China.
A planta de Changchun produz principalmente o SUV RAV4. A subsidiária chinesa da Toyota disse: “Tomamos essa decisão considerando o lockdown, a operação dos fornecedores e a segurança dos funcionários”.
Toyota poderá ter queda de vendas novamente
Além disso, declarou que “planejamos retomar as operações assim que as instruções do governo e a segurança da região e dos parceiros comerciais forem garantidas”.
No dia 11, as autoridades de prevenção de epidemias da cidade de Changchun proibiram saídas desnecessárias e não urgentes em todas as áreas da cidade e restringiram as saídas de cerca de 9 milhões de cidadãos. Todas as atividades corporativas também pararam, exceto empresas importantes.
Em janeiro, a Toyota suspendeu a operação de uma subsidiária na cidade de Tianjin após a confirmação da variante ômicron do novo coronavírus.
Devido à queda na produção, as vendas de carros novos em janeiro na China caíram 20% em relação ao ano anterior, ficando abaixo dos resultados do ano anterior pela primeira vez em dois meses. As vendas aumentaram 10% em fevereiro, mas se a fábrica de Changchun ficar fechada por muito tempo, as metas da montadora poderão ser afetadas.
Fonte: Nikkei