O presidente dos EUA, Joe Biden, alertou na segunda-feira (21) que a afirmação da Rússia de que a Ucrânia tem armas químicas e biológicas é um “sinal claro” de que Moscou está ponderando o uso de tais armamentos em sua invasão em andamento no país vizinho.
“As costas de Vladimir Putin estão contra a parede e agora ele está falando sobre novas operações de bandeira falsa que ele está estabelecendo, incluindo afirmar que nós na América temos armas biológicas, assim como químicas, na Europa, o que simplesmente não é verdade”, disse Biden durante uma reunião com líderes de negócios.
“Eles também estão sugerindo que a Ucrânia tem armas biológicas e químicas no país. Isso é um sinal claro de que ele está considerando usar ambas”, acrescentou Biden.
A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, uma ação que a maioria dos países criticou como uma guerra não provocada e injustificada.
Moscou tem enfrentado resistência da Ucrânia, que está recebendo suporte financeiro e militar dos EUA, Europa e de outros países. As forças russas estão encontrando problemas de logística e tiveram outros “erros”, de acordo com o Pentágono.
Enquanto a Rússia sofre os impactos de sanções econômicas abrangentes dos EUA e de seus aliados, a administração de Biden alertou na segunda-feira sobre o potencial de Moscou para conduzir ciberataques sobre estruturas importantes nos EUA em retaliação.
Fonte: News and Culture