Na segunda-feira (28), no mercado de câmbio de Tóquio, a taxa cambial de 1 dólar americano chegou a 123 ienes, por causa do anúncio da implementação da operação limite, chamada de sashine operation, pelo BOJ-Banco do Japão.
Essa operação é introduzida como um novo meio de política monetária na reunião de decisão em setembro de 2016. O BOJ controla o rápido aumento das taxas de juros de curto e longo prazos na operação dos títulos do governo de 10 anos, das instituições financeiras, a um rendimento predeterminado na faixa de 0 a 0,25%.
O mercado de câmbio de Tóquio abriu com cotação em torno de 122,20 ienes por dólar antes deste anúncio. Mas logo depois, a taxa de câmbio caiu temporariamente para o nível de 123 ienes. Fazia cerca de 6 anos e 3 meses que isso não acontecia.
“Enquanto os EUA estão esclarecendo sua postura de aumento das taxas de juros, o BOJ anunciou essa operação limite para conter o aumento das taxas de juros de longo prazo. O movimento para vender os ienes e comprar os dólares aumentou”, explicou uma fonte da NHK.
Fontes: NHK e Nomura