O icônico Nakagin Capsule Tower Building, construído em 1972, pelo famoso arquiteto japonês Kisho Kurokawa, um dos fundadores do Movimento Metabolista, está com os dias contados.
Em 12 de abril começam as obras de demolição por causa do envelhecimento da construção que durou 50 anos.
O prédio tem 140 cápsulas residenciais, fixadas para formar irregularidades, sendo que o plano de arquitetura inicial era substituí-las a cada 25 anos para que pudessem ser metabolizadas. No entanto, na realidade, foi deixado intocado e foi se deteriorando sem que nenhum reparo tivesse sido realizado.
De acordo com Tatsuyuki Maeda, representante do Projeto de Preservação e Regeneração do Edifício Nakagin Capsule Tower, criado pelo ex-proprietário, foi decidido vendê-lo para uma empresa imobiliária, em março do ano passado, a qual planeja desmontar e reconstruir o edifício. Por isso, os moradores se mudarão este mês.
Parece que há uma cooperação do projeto com Kisho Kurokawa Architects and Urban Design Office, para um plano de reutilização ou doar uma parte das cápsulas ao museu, ou convertê-las em instalações de acomodação.
Cada cápsula tem 10 metros quadrados, de 4 por 2,5 metros, com cama, ar-condicionado, telefone, tevê, banheiro, geladeira e aparelho de som.
Não possui cozinha e nem local para colocar máquina de lavar roupa. Quando era necessário lavá-las se pedia a um concierge que ficava no prédio. Era bem contemporâneo para a época, totalmente funcional e muito bem localizado.
Assista ao vídeo produzido há um ano.
Fonte: Sponichi