Os EUA propuseram estabelecer uma aliança na indústria de semicondutores com Taiwan, Coreia do Sul e Japão em uma ação para evitar que a China ganhe domínio sobre o setor estratégico.
Entretanto, a Coreia do Sul não está totalmente a bordo da ideia proposta pelos EUA, divulgou a Taiwan News citando o site Business Korea.
“A cooperação com os EUA é a principal prioridade certamente, e mesmo assim o maior mercado (China) é também de fundamental importância”, divulgou a Taiwan News citando fontes da Business Korea.
O governo sul-coreano está relutante em comprometer as operações de fabricantes de chips sul-coreanas como a Samsung que têm uma infraestrutura núcleo de fabricação na China.
Enquanto isso, a China está travando uma guerra econômica para adquirir as indústrias de semicondutores de Taiwan, lar para um dos mercados de chips líder no mundo, atrás apenas dos EUA.
O governo taiwanês acusou a China de travar uma guerra econômica contra ele ao roubar tecnologia e induzir engenheiros qualificados, divulgou o HK Post.
Semicondutores são essenciais para inovação tecnológica e desenvolvimento econômico. Esses chips são onipresentes em todos os dispositivos eletrônicos incluindo smartphones e veículos elétricos.
Enquanto a China fabrique a maioria dos computadores e smartphones do mundo, ela importa quase todos os semicondutores necessários para operar esses dispositivos.
Fonte: Business Standard