Abril: mudanças nas legislações da maioridade, recursos plásticos e previdência

Veja um resumo do que entra em vigor a partir de 1.º de abril, no Japão.

Idoso trabalhando e bebê (PxHere/PxFuel)

Algumas mudanças nas leis do Japão foram aprovadas e entram em vigor em 1.º de abril deste ano.

Publicidade

Papai também tem direito a licenças

Terá início a chamada licença parental masculina, na qual as empresas são obrigadas a informar individualmente os funcionários em preparação para serem papais, sobre como funciona e confirmar sua intenção de tirar essa licença. Os futuros papais poderão requerer licença de até 8 semanas antes do parto e também depois, para ajudar a esposa e o bebê.

A partir de outubro, será estabelecido um sistema chamado licença pós-natal do pai, algo como versão masculina da licença maternidade. Além da licença para assistência ao recém-nascido, o homem trabalhador tem direito a até 4 semanas, dentro das 8 após o nascimento. 

Assim, o governo espera que o número de papais envolvidos com os cuidados dos filhos recém-nascidos aumente.  

Maioridade

Kimonos usados na cerimônia da maioridade (Wikimedia)

O novo Código Civil prevê a maioridade a partir dos 18 anos, e não mais 20. Por isso, ao completar essa idade são considerados adultos e poderão comprar smartphone no seu nome, alugar imóveis, fazer empréstimo, solicitar cartão de crédito, casar, entre outros, sem o consentimento dos pais.

Além disso, podem se habilitar para os exames nacionais como de contador e outros, cuja idade mínima era 20, antes da mudança da lei.

Mas, atenção, pois as bebidas alcoólicas, cigarros e apostas em jogos de azar ainda continuam valendo somente a partir dos 20 anos. 

Artigos de plástico

Com a aplicação da Lei de Promoção da Reciclagem de Recursos Plásticos, as lojas de varejo e restaurantes são obrigados a reduzir a distribuição de talheres de descartáveis, canudos, cabides, escovas de dente nos hotéis, entre outros.

Aposentadoria

O sistema previdenciário também fez mudança. Atualmente, os trabalhadores podem se aposentar entre 65 a 70 anos. Mas, a partir de abril é possível trabalhar e requerer a pensão a partir dos 75 anos. E o valor recebido aumentará de acordo com o período do diferimento.   

Para saber mais sobre o sistema de pensão, em português, toque aqui. Mas, ainda não foi atualizado com essa alteração da lei.

Fontes: Asahi, Mainichi e Gov.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Honda irá fechar planta de Tochigi

Publicado em 29 de março de 2022, em Economia

A prefeitura e outros órgãos querem assegurar o emprego de mil trabalhadores.

Placa na entrada da Honda Powertrain Unit (Tochigi TV)

A Honda Motor, grande fabricante de automóveis, fechará seu Departamento de Fabricação da Unidade de Powertrain, situado em Matsuyama-cho, cidade de Moka (Tochigi), em 2025.

Publicidade

Essa planta da Honda Giken fabrica válvula do motor, biela, polias e outras peças de que desempenham um papel extremamente importante para os veículos da marca, fornecendo-as para todas as plantas do Japão e do mundo. 

Foi inaugurada em 1970 mas a produção será interrompida e fábrica deverá ser fechada.

Assim, na segunda-feira (28), representantes da prefeitura e de outras organizações comerciais e industriais da cidade visitaram a fábrica e entregaram o pedido a Shoichi Nakao, gerente geral.

O motivo é que ela emprega mil trabalhadores, por isso, o pedido é de assegurar o emprego deles e que o impacto nos parceiros de negócios seja suprimido.

Em relação ao local da fábrica, ainda não se sabe o destino, mas a prefeitura empenhará seus esforços para atrair um fabricante relacionado a Honda. 

Fonte: Tochigi TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!