O Gabinete do Procurador-Geral da Ucrânia publicou um post na rede social Facebook, na madrugada de terça-feira (5), mostrando fotos da câmara de tortura na cidade de Bucha, na região metropolitana de Kiev, capital da Ucrânia.
“Os promotores e a polícia de Kiev encontraram uma câmara de tortura em Bucha. A polícia descobriu os corpos de 5 homens com as mãos amarradas no porão de um hospital infantil. Os militares russos torturaram os civis desarmados e depois os mataram“, disse o comunicado.
Acrescenta que os promotores e os policiais estão atualmente trabalhando na cena do crime. Todos os esforços estão sendo feitos para estabelecer as circunstâncias de cada crime de guerra e dos envolvidos na agressão russa, a fim de levá-los à justiça.
Os relatórios anteriores diziam que as cidades de Irpin, Bucha, Hostomel e toda a região de Kiev foram libertadas dos invasores russos. Os militares ucranianos, que entraram nessas cidades, encontraram dezenas de vítimas de crimes de guerra das tropas da Rússia.
Entre eles estão mulheres estupradas cujos corpos as forças russas tentaram queimar, bem como funcionários do governo local mortos, crianças, idosos e homens. Muitos estão com as mãos amarradas, há vestígios de tortura e muitas pessoas foram baleadas na nuca.
Em Sumy também o corpo de um homem ucraniano foi encontrado imobilizado, com sinais de tortura pelos soldados russos, por isso foi aberta uma investigação criminal.
Fontes: Ukrinform e Facebook